6 de dezembro de 2012

Niemeyer faleceu, como arquiteto foi produtivo, mas, em termos de talento artístico Gaudi estava muito a frente dele.


Frases de Oscar Niemeyer que faleceu ontem:

CRÍTICA
"Claude Lanzmann é um imbecil"
sobre as críticas feitas pelo jornalista e cineasta francês Claude Lanzmann

DINHEIRO
"Meu avô, que foi ministro do Supremo Tribunal, morreu sem um tostão. Achei bonito ele morrer assim. Sempre tive a ideia de que o dinheiro não vale nada. Já disse que teria vergonha de ser um homem rico. Considero o dinheiro uma coisa sórdida."

PROTESTO
"Urbanismo e arquitetura não acrescentam nada. Na rua, protestando, é que a gente transforma o país."

DIFERENTE
"Quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida."

Comentário:

Niemeyer disse que arquitetura não acrescenta nada, mas, ao mesmo tempo, demonstrou que sentia orgulho por ter feito Brasília "diferente".
O que ele disse é uma besteira, Brasília, que ele ajudou a construir fazendo a arquitetura, transformou o Brasil muito mais que protestos.
Ficava raivoso e partia para a ofensa pessoal quando criticavam a sua obra... alias, essa é a característica mais marcante de "intelectuais" socialistas.


Sempre esteve escrito na porta do escritório de Niemeyer o seguinte:

“Enquanto existir miséria e opressão, ser comunista é a solução.”

Isso, diante da realidade histórica, é um absurdo!
As nações que implantaram o comunismo, tais como as que pertenciam a União Soviética, a Europa Oriental, a China Comunista, o Camboja, Coreia do Norte - todas sem exceção - depois de 70 anos de comunismo, mataram milhões de pessoas e levaram seus povos a miséria...  como pode diante desta realidade histórica, alguém que seja lúcido, dizer que o comunismo é a solução para a miséria do mundo ?

A solução para a miséria do mundo passa comprovadamente longe do comunismo, mas, a cabeça de um comunista é cega, nem diante da realidade evidente consegue ver e agir com bom senso.


Niemeyer foi realmente um arquiteto produtivo, tirando isso, foi só mais um de milhões de humanos dominados pela alienada ideologia "revolucionária" comunista, dizia muitas  besteiras, como as demonstradas acima, e achava que sabia o que é o certo para a humanidade.

Tais "intelectuais" socialistas, não conseguem entender que dinheiro não tem vida própria e é apenas uma ferramenta das muitas que os humanos usam para facilitar a vida, o dinheiro é apenas um meio que os humanos usam para tornar possível que se possa ir a padaria comprar pães sem ter que levar alguma mercadoria, galinhas ou abóboras por exemplo, que o padeiro necessite e com ele fazer escambo.

Figuras geométricas

Nunca apreciei o estilo "diferente" de Niemeyer, que me parece um lugar comum daqueles que não possuem talento criativo, cominações de figuras geométricas conhecidas era o que Niemeyer usava para fazer seus desenhos, acho-o previsível e sem talento artístico, para o meu gosto Antoni Gaudi, arquiteto catalão, estava muito a frente dele em talento e arte.


Museu feito por Niemeyer em Curitiba


Palacete feito por Gaudi em Barcelona

***






Nenhum comentário:

Postar um comentário