26 de março de 2016

A dialética hegeliana (marxista) é subjetiva, não é ciência

Marxistas gostam muito de citar a "dialética"... nem sabem como funciona, citam porque a propaganda "cultural" marxista ligou a dialética a Marx, outra ignorância deles!
Marx nunca usou a dialética em seus textos!
Não existe nenhum texto de Marx onde ele, e não citações de supostos "estudos" de terceiros, tenha feito uma análise do "movimento dialético" e a partir dessa análise tenha fornecido uma síntese.
Obs. marxistas dão nomes variados aos elementos da dialética (tese, antítese e síntese).


Estamos aqui falando da dialética hegeliana, não da dialética grega clássica.


Hegel usou a dialética em toda seu estudo da história, Hegel realmente fez um estudo baseado na dialética, em sua fase final Hegel, e partir da tese - Ideia, e da antítese - Natureza (estes nomes também variam muito em textos marxistas), chegou a sua síntese idealista - Espírito.
Marx, sem mais nem mesmo, sem nenhuma base teórica, simplesmente disse que Hegel estava "de pernas para cima"... e que cabia a ele, Marx, colocar Hegel de novo em pé, e apresentou a sua "síntese" materialista.
A "moral" dessa história é que, tendo a história como tema dialético de análise, Hegel chegou a uma síntese idealista, e Marx chegou a uma síntese materialista!
Ou seja, opostas!

Desse episódio contraditório constatamos que Kant estava correto quando disse que a dialética é subjetiva!

Ou seja, cada dialético tem a sua síntese para uma mesma situação.

Por exemplo, se definirmos como tese - escravidão, e como antítese - liberdade, e colocarmos essa condição para 10 dialéticos diferentes, cada um deles irá apresentar uma síntese diferente, pois cada um deles vai apresentar a sua síntese baseado na sua subjetividade.

Com isso temos que a dialética hegeliana-marxista não é ciência e não serve para análise da realidade.

A dialética serve apenas para demagogia ideológica, como serviu a Marx e continua servindo aos intelectuais marxistas como "fundamentação teórica" da ideologia.



Imagens encontradas na Internet para descrever o que é a dialética hegeliana-marxista... separei quatro delas, mas, como a dialética é subjetiva, existem centenas de esquemas diferentes para explicá-la!


 ***



Nenhum comentário:

Postar um comentário